terça-feira, 20 de setembro de 2016

CONSTANTINO ORSOLIN


   Constantino Orsolin tem 63 anos e é natural de Encantado. Filho de agricultores é de uma família de nove irmãos. É casado com Adriani Orsolin com quem tem um filho e um neto. Orsolin é professor formado em três faculdades.
   Educador emérito do Rio Grande do Sul foi escolhido como melhor diretor de escola pública do País, quando viajou até para os Estados Unidos onde palestrou sobre a história da Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP, processo que transformou a instituição e o bairro Canelinha. Foi prefeito de Canela de 2009 a 2012 e recebeu Conceito A em Gestão Fiscal.
   Orsolin começou a mudar a história daquela escola pobre, bem como do bairro miserável e seu arredores desde que ingressou no CIEP como professor, mas no momento em que assumiu como diretor, em 1988 pela primeira vez, deu inicio a uma nova história para aquele local, fato que com o passar dos anos, refletiu em toda a cidade e o caso de sucesso se espalhou para o Brasil, pois o CIEP foi eleito a melhor escola Pública do País.     A escola era humilde, localizada na comunidade mais carente da cidade, contudo estes fatos não impediram Constantino de trabalhar arduamente com o objetivo de mudar a realidade daquela instituição e de sua comunidade.
   Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que iniciou quando foi prefeito de Canela, Orsolin novamente se colocou à disposição da comunidade para mudar a história do Município e colocar a cidade novamente no lugar que ela merece.

GILBERTO CESAR



   O candidato a vice-prefeito, Gilberto Cezar (PSDB) tem 33 anos. Ele é natural de Palmeira das Missões e com oito anos mudou-se para Canela com seus pais. Cezar é filho de Sirlei Caurio e Gilmar Muller Cezar. É casado com Michele Cury Cezar e tem duas filhas: Izadora, com 10 anos e Nathalia com três anos. Buscando se aperfeiçoar e buscar conhecimento, cursou Gestão Pública e é Advogado, tendo cursado Direito pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (Campus Região das Hortênsias). Em Canela frequentou escolas como Marista, Santa Terezinha, Cenecista e Danton.
   Desde muito jovem se mostrou interessado na política e com 16 anos se filiou ao PSDB, onde está até hoje. Assim que entrou na sigla, devido a sua liderança nata, assumiu a presidência da juventude tucana e virou coordenador regional da ala jovem. Em 2004 concorreu a vereador pela primeira vez, sendo o mais votado do PSDB, contudo acabou não assumindo uma cadeira no Legislativo, pois a legenda não alcançou os votos necessários.
   Desde que ingressou na política, Gilberto assumiu diversos cargos públicos de nível estadual como assessor de deputados como Ruy Pauletti (in memorian), Lucas Redecker, dentre outros. Além disso, atuou como assessor da governadora Yeda Cruzius e Germano Rigotto.
   Foi diretor da Procergs e coordenador do Centro de Apoio a Pequenas Empresas do Estado.
   Em 2012, Gilberto foi o vereador mais votado nas eleições municipais, com 977 votos e após dois anos no Legislativo foi eleito Presidente da Câmara, sendo o vereador mais jovem a assumir o cargo.
  Desde que ingressou na Câmara de Vereadores, Cezar vem tendo uma atuação destacada, ouvindo a comunidade e apresentando projetos que visam o desenvolvimento do Município. Alguns deles, inclusive já são Leis Municipais como: Isenção de IPTU para portadores de doenças graves; apoio aos artistas de rua, obrigatoriedade de ficha limpa para Cargos de Comissão (CC´S) e servidores concursados; limpeza urbana de terrenos, transparência pública de ações institucionais, de gastos públicos, bem como de gastos com hospedes oficiais, além de outras inúmeras preposições.
   Como presidente e com uma gestão moderna que trabalhou contendo gastos, Cezar foi responsável pela maior sobra de recursos orçamentários, quando foram devolvidos a Prefeitura o valor de R$950 mil. Recursos estes que foram repassados ao Hospital de Caridade de Canela (HCC), para colaborar com a instituição que passa por uma grave crise financeira.
   Um dos pontos que motivaram Cezar a concorrer como vice-prefeito, realizando uma aliança com o PMDB, estando ao lado de Constantino Orsoilin é por acreditar na renovação, aliada ao conhecimento e experiência. “Acredito na renovação, pois Canela carece de uma gestão moderna com pessoas que tenham conhecimento técnico. É necessário ouvir a comunidade e atender os seus anseios e as suas demandas. A união de forças a favor da comunidade irá culminar com o desenvolvimento do nosso Município”.
   Como vice-prefeito pretende atuar no assessoramento ao prefeito desenvolvendo uma interlocução política entre a sociedade, entidades e instituições de todos os setores, bem como trabalhando em conjunto com todas as secretarias. “Uma gestão bem feita trabalhando com seriedade e competência resolvendo as questões dentro da Prefeitura culmina com ações que resolvem o que a comunidade necessita através de um trabalho objetivo que visa atender de fato as demandas da população”.
    Recursos da Câmara
   A frente do Legislativo, Cezar se destacou presidindo a casa do povo e na questão financeira realizou a maior devolução de recursos para o Executivo, pois graças a um trabalho sério desenvolvido com muita dedicação e comprometimento foi possível economizar recursos. Desta maneira, em 2015, a Câmara devolveu R$950 mil reais para a Prefeitura. “Isso só foi possível porque tratamos o dinheiro dos contribuintes e dos cidadãos canelenses com respeito e economizando recursos e contendo gastos tivemos a maior sobra de recursos da história da Câmara”, disse Gilberto. Os recursos devolvidos aos cofres do Município foram repassados ao Hospital de Caridade de Canela (HCC), ajudando desafogar as contas da instituição, que passa até hoje por uma grave crise financeira. Para este ano, dando continuidade a uma gestão séria, a expectativa é que as sobras orçamentárias superem os valores de 2015, quando serão devolvidos mais de um milhão de reais para o Executivo, que poderão ser investidos em projetos que atendam os anseios da comunidade canelense. “É possível atender as demandas da população fazendo uma gestão moderna com conhecimento técnico e transparente, sempre ouvindo os anseios e pedidos da comunidade”, ressaltou Gilberto.